Ações de tecnologia impulsionam altas nas bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira (10), impulsionadas por ações de tecnologia.
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira (10), impulsionadas por ações de tecnologia que se recuperaram de preocupações da semana passada com o forte avanço de papéis ligados à IA (inteligência artificial). O índice sul-coreano Kospi liderou o movimento, saltando 3,02% em Seul, a 4.073,24 pontos. As fabricantes de chips SK Hynix e Samsung Electronics, que recentemente firmaram uma parceria de IA com a americana Nvidia, avançaram 4,48% e 2,76%, respectivamente.
Desempenho das principais bolsas asiáticas
Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei teve ganho de 1,26% em Tóquio, atingindo 50.911,76 pontos, graças a ações relacionadas à IA, como as da Tokyo Electron, que subiram 4,27%. O Hang Seng, por sua vez, avançou 1,55% em Hong Kong, a 26.649,06 pontos, enquanto o Taiex subiu 0,79% em Taiwan, a 27.869,51 pontos. Esses índices refletem um otimismo renovado entre os investidores, especialmente em relação ao setor tecnológico, que teve um desempenho volátil recentemente.
Impacto das ações de tecnologia
Na última semana, as bolsas de Nova York acumularam perdas, principalmente no setor de tecnologia, após dias de volatilidade marcados por temores de que as ações ligadas à IA tenham se valorizado de forma excessiva. Essa correção no mercado americano parece ter impulsionado uma reação positiva nas bolsas asiáticas, que buscam se beneficiar de uma recuperação do setor. Na China continental, o Xangai Composto garantiu alta de 0,53% hoje, a 4.018,60 pontos, enquanto o Shenzhen Composto subiu 0,40%, a 2.529,44 pontos.
Dados econômicos e expectativas
Dados oficiais do fim de semana mostraram que o CPI (índice de preços ao consumidor) chinês subiu 0,2% em outubro em comparação com o mesmo mês do ano passado, contrariando previsões que apontavam para uma queda de 0,2%. Essas informações, somadas ao otimismo em relação ao setor de tecnologia, ajudaram a sustentar o impulso das ações.
Investidores na Ásia também estão animados com a perspectiva de que a paralisação do governo Trump, iniciada em 1º de outubro e já a mais longa da história, seja encerrada em breve, após o Senado dos EUA avançar nesse sentido. Essa situação política nos EUA pode ter um impacto significativo sobre os mercados globais e, em particular, sobre as expectativas de investimentos na Ásia.
Mercado na Oceania
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom positivo da Ásia, e o S&P/ASX 200 avançou 0,75% em Sydney, a 8.835,90 pontos. As bolsas australianas também refletem a recuperação em curso do setor de tecnologia e a expectativa de um ambiente mais estável na economia global.
As bolsas asiáticas e australianas, portanto, mostram um sinal claro de recuperação, com o setor de tecnologia liderando as altas, o que pode indicar uma tendência positiva nos próximos dias.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
Fonte: Telão em Xangai mostra flutuação dos mercados acionários • Estela Aguiar