Mercados Europeus em compasso de espera: Payroll dos EUA ditará o ritmo dos juros

As bolsas europeias iniciaram a sexta-feira (5) com um leve otimismo, impulsionadas pela expectativa em torno dos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos. O relatório, conhecido como payroll, é aguardado com grande expectativa, uma vez que suas conclusões podem influenciar as futuras decisões do Federal Reserve (Fed) sobre as taxas de juros.

Por volta das 6h30 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava um avanço de 0,21%, atingindo 551,23 pontos. Os investidores estão particularmente atentos ao payroll, que será divulgado no meio da manhã, buscando pistas sobre a saúde da economia americana e seus possíveis impactos na política monetária.

Ao longo da semana, indicadores menos robustos do mercado de trabalho dos EUA fortaleceram as apostas de que o Fed deverá promover um novo corte de juros em sua reunião de 17 de setembro. “A dúvida agora é se o payroll confirmará ou não as expectativas de novas reduções nas taxas em outubro e dezembro”, comentou um analista de mercado.

No cenário europeu, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro apresentou um crescimento de 0,1% no segundo trimestre de 2025 em relação aos três meses anteriores. Em termos anuais, o avanço foi ligeiramente revisado para cima, passando de 1,4% para 1,5%. Outros indicadores revelaram um quadro misto, com uma queda inesperada nas encomendas à indústria da Alemanha, contrastando com um aumento acima do esperado nas vendas no varejo do Reino Unido.

Às 6h47 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres apresentava alta de 0,23%, enquanto Paris mostrava-se praticamente estável e Frankfurt avançava 0,23%. Milão e Madri registravam ganhos de 0,20% e 0,09%, respectivamente, enquanto Lisboa operava em baixa de 0,19%.

PUBLICIDADE

Relacionadas: