Advogado-geral da União fala sobre a atuação do Judiciário em Congresso Internacional de Direito Constitucional
Jorge Messias fala sobre a importância do respeito entre os Poderes durante congresso em Brasília.
Em Brasília, no dia 22 de outubro de 2025, o advogado-geral da União, Jorge Messias, participou do XXVIII Congresso Internacional de Direito Constitucional, onde defendeu que o Poder Judiciário deve respeitar o espaço dos poderes Legislativo e Executivo, especialmente em processos estruturais.
Papel do Judiciário
Messias argumentou que os tribunais devem acatar as escolhas legítimas feitas pelo legislador, a menos que estejam em jogo direitos fundamentais. Ele destacou que, em casos complexos que envolvem políticas públicas e desigualdades históricas, o Judiciário deve atuar como coordenador e indutor de soluções pactuadas.
Importância do Diálogo
O advogado-geral também enfatizou que a decisão judicial deve ser tomada à luz de princípios e com consciência das consequências, exigindo diálogo e respeito às instâncias políticas legitimadas pelo voto popular. Ele mencionou a recente portaria normativa que regulamenta a atuação da AGU em processos estruturais, priorizando a prevenção e resolução consensual das ações judiciais.
Contexto Atual
Os processos estruturais reconhecem a violação coletiva de direitos e exigem ações coordenadas de diferentes órgãos de governo. O cumprimento dos planos de ação apresentados deve ser avaliado pelo Judiciário, reafirmando a necessidade de um trabalho conjunto entre os poderes.