Novo sistema permitirá que pais desativem bate-papos privados dos filhos com personagens de IA.
Meta permitirá que pais desativem bate-papos privados de adolescentes com chatbots de IA.
Meta aumentará controle dos pais sobre adolescentes
A Meta anunciou nesta sexta-feira que permitirá que os pais desabilitem os bate-papos privados de seus filhos adolescentes com personagens de inteligência artificial. Esta nova medida vem após duras críticas sobre o comportamento dos chatbots, visando tornar suas plataformas de mídia social mais seguras para menores.
Novas ferramentas de supervisão
A partir do início do ano que vem, as novas ferramentas serão lançadas no Instagram, inicialmente nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália. Os pais poderão não apenas bloquear personagens específicos da IA, mas também visualizar os tópicos gerais discutidos por seus filhos com os chatbots. O assistente de IA da Meta continuará disponível, com padrões adequados à idade, mesmo que os bate-papos individuais sejam desativados.
Respostas às críticas
Com a crescente pressão regulatória sobre empresas de IA, a Meta está se adaptando. Recentemente, um relatório revelou que muitos recursos de segurança implementados no Instagram não estão funcionando como esperado. A empresa assegurou que seus personagens de IA não participarão de discussões inadequadas sobre temas como automutilação e suicídio.
Comparações com outras iniciativas
Essa medida da Meta segue a recente introdução de controles parentais pela OpenAI para o ChatGPT, destacando uma tendência crescente de responsabilidade em relação ao uso de IA por adolescentes. Essa abordagem busca garantir que os menores tenham interações seguras e apropriadas nas redes sociais.