Metade dos FIIs já entregou mais dividendos do que em 2024

Análise dos principais fundos imobiliários revela crescimento significativo

Mais da metade dos fundos imobiliários já entregou dividendos superiores aos de 2024.

A geração de renda passiva recorrente é um dos principais atrativos dos fundos imobiliários. Se a estratégia apresentar uma tendência de alta, melhor ainda. Esse é o sentimento dos investidores de mais da metade dos principais FIIs do mercado, que, até agora em 2025, já receberam mais rendimentos do que em todo o ano passado.

Dados do estudo

O dado faz parte de um estudo do InfoMoney com informações do Status Invest. O levantamento considera apenas os FIIs que compõem o IFIX, índice que reúne os fundos imobiliários mais negociados da Bolsa. Com quase um trimestre ainda para o encerramento do ano, 62 dos 115 fundos que integram o indicador pagaram mais rendimentos do que o registrado em 2024.

Destaques de desempenho

Neste recorte, o Itaú Total Return (ITR11) se destaca com um aumento de 53% no volume distribuído entre 2024 e 2025, passando de R$ 4,68 para R$ 7,17 por cota. Vale lembrar que o ITR11 pagou rendimentos em apenas nove meses de 2024, mesmo número de meses de 2025. Três outros fundos iniciaram suas operações ao longo de 2024 e, portanto, distribuíram dividendos apenas em alguns meses do ano passado. Essa situação distorce a análise comparativa.

Comparação e variações

O FII TOPP11, por exemplo, começou a pagar rendimentos apenas em outubro de 2024. Quando se compara o volume distribuído em 2025, a variação alcança quase 42.000%. O estudo leva em conta apenas o valor nominal dos dividendos repassados aos cotistas, sem ajustes pela inflação.

PUBLICIDADE

Relacionadas: