Fenômeno ocorreu durante a chuva de meteoros Orionidas nesta quinta-feira
Um meteoro bola de fogo foi registrado no céu do Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (23).
Na madrugada desta quinta-feira (23), um meteoro bola de fogo foi registrado no céu do Rio Grande do Sul, durante a intensa atividade da chuva de meteoros Orionidas. O fenômeno foi capturado pela câmera do Observatório Heller & Jung, localizado na cidade de Taquara (RS).
Detalhes do fenômeno
Segundo dados do observatório, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km e se extinguiu a 52 km, com uma duração de 0,57 segundos. Este evento destaca a beleza e a intensidade dos meteoros, especialmente as chamadas “bolas de fogo”, que são excepcionalmente brilhantes.
Chuva de meteoros Orionidas
A chuva de meteoros Orionidas, que ocorre anualmente em outubro, é causada pelos fragmentos do famoso cometa Halley. Mesmo após a atividade máxima registrada na madrugada de terça (21), a chuva continuará visível, com uma taxa de 10 a 20 meteoros por hora por alguns dias.
O que são bolas de fogo?
As partículas maiores que entram na atmosfera podem resultar em meteoros brilhantes, conhecidos como “bolas de fogo”, que atingem magnitude visual de -3 ou menos, superando o brilho do planeta Vênus. Esses objetos podem ter mais de um metro de tamanho, causando impressionantes exibições no céu.