Presidente busca apoio para fortalecer sua base nas eleições parlamentares na Argentina
Milei volta às ruas para pedir votos em áreas dominadas pela oposição a oito dias das eleições na Argentina.
Faltando oito dias para a crucial eleição parlamentar na Argentina, o presidente Javier Milei voltou às ruas para pedir votos nos candidatos do partido A Liberdade Avança, tentando assim alcançar uma representatividade na Câmara e no Senado para acelerar seu programa de reformas econômicas e políticas. Neste sábado, Milei decidiu realizar atos em áreas de forte oposição peronista, como Santiago del Estero, onde perdeu na eleição presidencial de 2023.
Desafios nas eleições
Os jornais locais destacam que Milei foi derrotado em Santiago del Estero, onde o peronista Sergio Massa obteve 68,41% dos votos. A disputa parlamentar se mostra difícil, especialmente com o governador Gerardo Zamora, apoiador do kirchnerismo, concorrendo a senador pela Frente Cívica, que mantém uma forte estrutura de poder na província.
Visita a Tucumán
Após a visita a Estero, Milei e sua delegação viajarão para Tucumán, onde a disputa é apenas para deputados nacionais. O principal candidato libertário, Federico Pelli, é um novato na política e busca conquistar espaço em um ambiente dominado por peronistas. A relação com o governador Osvaldo Jaldo, do partido peronista, esfriou após divergências sobre apoio ao governo federal.
Conclusão
A estratégia de Milei de intensificar sua campanha em regiões adversárias é um movimento crucial para fortalecer sua base e obter os votos necessários para implementar suas reformas nas próximas eleições.