Minério de ferro avança em Cingapura após reabastecimento

Mercado reage à recuperação das usinas chinesas

Os contratos futuros do minério de ferro avançaram em Cingapura, impulsionados pela recuperação das usinas siderúrgicas na China.

Os contratos futuros do minério de ferro avançaram nesta quinta-feira, 5 de outubro de 2023, em Cingapura, apoiados pela reposição de estoques nas usinas siderúrgicas chinesas após o feriado do Dia Nacional. O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão com alta de 0,96%, a 790,5 iuanes (US$110,90) a tonelada. Enquanto isso, o minério de ferro de referência de outubro na Bolsa de Cingapura subiu 0,34%, atingindo US$104,55 a tonelada.

Impactos do mercado de aço

Algumas usinas siderúrgicas iniciaram o reabastecimento de estoques, mas as margens de lucro continuam sob pressão devido aos altos preços do coque. A atividade de negociação foi moderada na semana passada, em razão do fechamento dos mercados chineses. Analistas da ANZ indicam que o mercado deve se preocupar com as medidas adicionais para restringir as exportações de aço da China.

Restrições na Europa

Na Europa, a Comissão Europeia propôs uma redução das cotas de importação de aço isentas de tarifas em quase metade, buscando apoiar a competitividade dos fabricantes de aço da UE. Atualmente, os produtores europeus operam com apenas 67% da capacidade, e as novas medidas pretendem elevar esse percentual para 80%. No final de setembro, a UE anunciou tarifas entre 25% a 50% sobre o aço chinês e produtos relacionados.

Compras interrompidas da BHP

Enquanto isso, o comprador estatal de minério de ferro da China suspendeu as compras de cargas da mineradora australiana BHP durante as negociações anuais de preços no início deste mês, o que pode impactar ainda mais as margens do setor de aço.

PUBLICIDADE

Relacionadas: