Modernização dos mercados atacadistas no Paraná

Convênio entre Ceasa e Fundação Araucária visa inovações em produtos e sustentabilidade

Um convênio entre a Ceasa Paraná e a Fundação Araucária busca modernizar os mercados atacadistas no Estado, focando em segurança alimentar e inovação.

Um convênio firmado nesta semana entre a Ceasa Paraná e a Fundação Araucária prevê a modernização dos mercados atacadistas da empresa no Estado e o fortalecimento de seus programas sociais. Serão investidos recursos em cinco projetos de pesquisa que abrangem desde segurança alimentar e nutricional até inovação tecnológica e sustentabilidade. A Ceasa Paraná será um ator central nesse processo.

Projetos de pesquisa e inovação

“Esse investimento reforça o compromisso da Fundação Araucária em apoiar pesquisas que gerem impacto real na vida das pessoas. A parceria com a Ceasa Paraná é estratégica para o desenvolvimento de soluções inovadoras que unem ciência, agricultura, sustentabilidade e inclusão social”, destaca a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Araucária, Fátima Padoan. Entre as inovações estão a rastreabilidade dos produtos comercializados pelos produtores, planos de negócios para cooperativas e de desenvolvimento econômico regional com frutas, flores, legumes e verduras – FFLV.

Segurança alimentar e combate ao desperdício

No eixo de Segurança Alimentar e Nutricional, o destaque é a atuação do Banco de Alimentos – Comida Boa. Além disso, a inovação tecnológica para a redução do desperdício de hortigranjeiros será um foco importante, com o monitoramento das principais causas das perdas nas cinco unidades da Ceasa no Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Parceria e apoio do governo

O convênio prevê, ainda, pesquisas ligadas à segurança alimentar com políticas públicas e técnicas para conservação de produtos. A parceria contempla partes iguais de investimentos originários das duas instituições envolvidas, Ceasa Paraná e Fundação Araucária, com o apoio do Governo do Estado do Paraná e das secretarias da Agricultura e do Abastecimento e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Os projetos serão desenvolvidos por equipes das Universidades Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Unicesumar e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

PUBLICIDADE

Relacionadas:

CULTURA • RAPHAEL AUGUSTUSCURITIBADESTAQUEENTRETENIMENTOFAMOSOSNOTÍCIASSHOWS

Ana Castela encanta o público no Festival do Dia das Crianças do Clube Curitibano