Moléculas básicas para a origem da vida fora da Via Láctea

NASA/ESA/CSA/JPL-Caltech/M. Sewiło et al. (2025

Descoberta de compostos orgânicos em galáxias distantes

Pesquisadores encontraram moléculas básicas para a vida em uma protoestrela fora da Via Láctea, revelando novos caminhos para entender a origem da vida.

Em 30 de outubro de 2025, pesquisadores encontraram moléculas básicas para a vida congeladas fora da Via Láctea. Os componentes foram detectados ao redor da protoestrela ST6, localizada na galáxia Grande Nuvem de Magalhães. A descoberta foi liderada pela pesquisadora Marta Sewilo, da Nasa e da Universidade de Maryland, e os resultados foram publicados na revista científica Astrophysical Journal Letters em 20 de outubro.

Moleculas orgânicas complexas identificadas

Os cientistas identificaram cinco moléculas orgânicas complexas (MOCs) que contêm carbono, incluindo metanol, etanol, formiato de metila, acetaldeído e ácido acético. Estes compostos são frequentemente encontrados na Terra, com o metanol e etanol sendo comuns em bebidas alcoólicas. O ácido acético, por sua vez, é o principal componente do vinagre e nunca havia sido detectado congelado no espaço.

Importância da descoberta

Esta é uma descoberta significativa, pois pela primeira vez foram encontrados metanol, etanol, formiato de metila e acetaldeído fora da Via Láctea. Além disso, o gliceraldeído também é considerado entre as descobertas, pois está associado aos açúcares presentes no RNA. Os pesquisadores acreditam que a pesquisa contribui para a compreensão da origem das moléculas básicas para a vida.

Próximos passos na pesquisa

Os cientistas planejam expandir a busca por mais moléculas na Pequena Nuvem de Magalhães, a galáxia mais próxima da Terra. “Com essa descoberta, fizemos avanços significativos na compreensão de como a química complexa surge no universo”, declarou Sewilo, exaltando as novas possibilidades para pesquisas sobre a origem da vida.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: