Morre Robert Redford, lenda do cinema aos 89 anos

Ator e cineasta foi um dos ícones de Hollywood

Robert Redford, lendário ator e cineasta, faleceu aos 89 anos. Reconhecido por seu legado no cinema e ativismo.

Robert Redford, um dos mais icônicos atores e cineastas da história de Hollywood, faleceu aos 89 anos. A morte foi confirmada por sua assessoria, que informou que ele faleceu durante o sono. Redford será eternamente lembrado por sua contribuição significativa para o cinema e pela sua atuação em prol de causas sociais e ambientais.

Legado no cinema

Redford se destacou em filmes clássicos como “Butch Cassidy” (1969), “Golpe de Mestre” (1973) e “Todos os Homens do Presidente” (1976). Sua versatilidade tanto como ator quanto como diretor foi reconhecida com o Oscar de Melhor Direção por “Gente como a Gente” (1980) e um Oscar honorário em 2002, solidificando sua posição como uma verdadeira lenda do cinema.

Ativismo e impacto social

Além de sua carreira artística, Redford foi um fervoroso ativista. Ele fundou o Instituto Sundance, que promove o cinema independente e o Festival de Sundance, uma das mais importantes plataformas para cineastas emergentes. Seu trabalho em prol do meio ambiente e de causas sociais fez dele uma figura respeitada e admirada fora das telonas.

Lembranças e homenagens

Robert Redford deixa um legado que transcende o cinema, sendo lembrado como um artista multifacetado e um defensor apaixonado de várias causas. Seu impacto na cultura americana e mundial continua a ressoar, e ele será sempre considerado um ícone de Hollywood.

PUBLICIDADE

Relacionadas: