Carla Zambelli está presa em Roma e pode ser devolvida ao Brasil para cumprir pena
MP da Itália apoia extradição de Carla Zambelli, que está presa em Roma.
O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está presa cautelarmente em Roma. A informação foi divulgada pela Advocacia-Geral da União, nesta quarta-feira (22/10). Esta medida é mais um passo no processo que pode resultar na devolução da parlamentar ao Brasil para cumprir as penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Detalhes da condenação
Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF, em 17 de maio deste ano, a dez anos e oito meses de prisão. A decisão se baseou na participação da parlamentar na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, além da inserção de documentos falsos na plataforma. Além das penas de prisão, o STF determinou que Carla Zambelli perca o mandato parlamentar, embora essa medida só será aplicada após o trânsito em julgado do processo.
Próximos passos
A extradição, agora apoiada pelo MP italiano, aguarda decisões adicionais que poderão determinar o futuro de Zambelli. A parlamentar ainda pode recorrer da decisão, o que pode atrasar o processo de devolução ao Brasil.
Aguarde mais informações.