Pirelli analisa a possibilidade de corrida com paradas obrigatórias
Pirelli discute a possibilidade de tornar o GP do Qatar uma corrida de duas paradas obrigatórias por motivos de segurança.
No dia 10 de outubro de 2023, a Pirelli está discutindo com as equipes de Fórmula 1 e a FIA a possibilidade de tornar o GP do Qatar uma corrida obrigatoriamente com duas paradas, visando questões de segurança.
Contexto e justificativa
A implementação dessa regra ainda não foi finalizada, mas deverá ser feita através da imposição de um comprimento máximo de stint, obrigando a corrida de 57 voltas a ser dividida em pelo menos três partes. Simone Berra, engenheiro chefe da Pirelli, confirmou que a questão está sendo avaliada e uma decisão será anunciada em breve. Esta mudança surge após preocupações levantadas no GP do ano passado, que teve um alto desgaste dos pneus, resultando em danos significativos.
Impactos do desgaste nos pneus
No evento anterior, tanto Carlos Sainz (Ferrari) quanto Lewis Hamilton (Mercedes) tiveram problemas com pneus furados. Inicialmente, acreditava-se que esses incidentes foram causados por detritos, mas a Pirelli concluiu que era resultado do desgaste extremo. Berra destacou que, embora a estrutura dos pneus não tenha mudado muito, é essencial evitar uma situação semelhante, onde os pilotos puderam estender o stint sem sofrer uma grande perda de desempenho.
Questões de segurança
A proposta atual é uma resposta às lições aprendidas com os eventos passados, incluindo os problemas de desgaste em 2023, que foram exacerbados por danos causados por impactos com os pneus nos limites da pista. Medidas já foram adotadas, como a modificação dos limites da pista após as práticas, visando garantir a integridade dos pneus e a segurança dos competidores. A Pirelli está avaliando as opções disponíveis e tomará uma decisão em breve.