Veja as 10 ações mais indicadas pelo banco
O BTG Pactual atualizou sua carteira de ações para novembro, substituindo ENGI11 por EQTL3, que agora representa 15% da composição.
Com a chegada de novembro, o BTG Pactual realizou o seu tradicional rebalanceamento da sua carteira com as 10 ações mais indicadas para o mês. A principal mudança foi o aumento da participação do setor de serviços básicos, que agora representa 25% da carteira.
A nova aposta do BTG: EQTL3
Segundo os analistas do banco, esse movimento se deve ao fato de que as empresas do setor estão sendo negociadas com prêmios superiores à média dos títulos brasileiros — que, por si só, já oferecem retornos bastante atrativos. Dessa forma, o BTG optou por manter uma alocação relevante em ações com potencial de retorno elevado, mesmo diante das altas taxas reais de longo prazo.
Dentro dessa estratégia, a Energisa (ENGI11) deixou a carteira para dar lugar à Equatorial (EQTL3), que passou a ter peso de 15% na composição. Segundo o BTG Pactual, o prêmio de risco da Equatorial está alto, com as ações negociando a uma TIR real de 10,1%, em um momento em que o custo real da dívida pública é elevado.
Perspectivas para os investidores
Em outras palavras, isso significa que o retorno exigido pelos investidores para investir na Equatorial está alto, especialmente em um cenário onde os juros reais da dívida pública (como os das NTN-Bs, títulos atrelados à inflação) também estão elevados. O que sugere que a ação da empresa está oferecendo um retorno atrativo em relação ao risco. “Após o recente desempenho abaixo do esperado, ela está entre as três maiores TIRs entre as empresas que cobrimos em serviços básicos”, explicam os analistas do banco.
Eles destacam que as ações continuam sendo uma ótima opção, uma empresa de primeira linha no setor. E, além disso, uma excelente maneira de “obter exposição a taxas reais de longo prazo altamente assimétricas”. Assim, com uma duration de mais de 10 anos, proteção total contra a inflação e sensibilidade limitada à desaceleração da economia, ela se destaca como uma das melhores ações para investir neste mês, segundo o BTG.
Outras indicações do BTG
Mas é claro que essa é apenas uma das indicações do banco para investir em novembro. Do mesmo modo, há outras 9 ações que estão em um bom momento de compra agora. Todos os meses, o BTG Pactual “garimpa” a bolsa em busca das ações com o maior potencial de valorização do momento. E, assim, as recomenda em uma carteira de 10 ideias. Agora, a boa notícia é que a carteira de novembro já está disponível para os investidores. “O objetivo é selecionar as melhores oportunidades e performances do mercado de ações sugerindo cerca de 10 ações a cada mês. O processo de seleção dos ativos é realizado pelo time de estrategistas da research do banco BTG Pactual”, explicam os analistas.
Assim, essas ações foram divulgadas em uma carteira para todos os investidores interessados de maneira gratuita, como cortesia do banco de investimentos. Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma forma para acessar as recomendações do BTG Pactual.


