Mulheres de Curitiba conectam planejamento financeiro e bem-estar

Mulheres de Curitiba conectam planejamento financeiro e bem-estar

Empreendedoras e especialistas refletem sobre como organização financeira, saúde emocional e autocuidado caminham juntos na construção de uma vida equilibrada

No Paraná, mulheres representam cerca de 45% das pessoas à frente de negócios próprios, segundo dados recentes do Sebrae. Com tanta presença feminina no empreendedorismo, cresce também a necessidade de refletir sobre planejamento financeiro e bem-estar de forma integrada. Para mulheres que lideram empresas e iniciativas de saúde e bem-estar, organizar o próprio dinheiro vai muito além de rentabilidade: é cuidar da vida como um todo.

Em Curitiba, essa discussão ganhou força em um recente encontro que reuniu empreendedoras e planejadoras financeiras para trocar experiências sobre saúde financeira, emocional e liderança feminina, temas que vêm redefinindo o conceito de sucesso entre as mulheres que empreendem e inspiram outras a fazer o mesmo.

Para a planejadora financeira CFP® da Monte Bravo, Samira Munaier, compreender o patrimônio e o propósito por trás do dinheiro transforma a maneira como se toma decisões. “Quando falamos em planejamento, nos referimos a organização. O que importa é entender o que aquele dinheiro pode proporcionar: seja uma viagem, uma casa, o futuro das filhas. Quando se entende isso, surgem novas estratégias e oportunidades, em organizar melhor os recursos”, revela.

O planejamento financeiro, ainda segundo Samira, vai além de acompanhar a rentabilidade imediata. “É pensar na vida que se quer construir, considerando objetivos e patrimônio como um todo”, diz.

Para a empreendedora Clemilda Thomé, cofundadora da Neodent e atualmente à frente da DSS Holding, cuidar do dinheiro é também um ato de empoderamento. “Eu sempre soube fazer dinheiro e transformar pessoas, mas aprender a cuidar dele de forma estruturada foi essencial. Hoje, ensinar sobre planejamento financeiro é ensinar autonomia. Todas nós precisamos saber como usar nosso dinheiro de forma consciente e estratégica”, destaca.

Essa conexão entre finanças e bem-estar é reforçada por Mariana Gonzalez, também planejadora financeira CFP® da Monte Bravo. “A organização, ou a falta dela, reflete em nossa saúde, que está ligada à ansiedade, ao estresse e até a imunidade. É impossível dissociar saúde física, mental e financeira. Quando temos clareza sobre entradas, saídas e o que estamos construindo, respiramos melhor, tomamos decisões mais conscientes e vivemos com mais tranquilidade. Um bom plano alinhado a uma boa ação é transformador”, afirma.

O equilíbrio entre planejamento financeiro e autocuidado é complementado pela visão de Daniela Reis, fundadora do Gaya Bem-Estar, referência em wellness e SPA urbano. “O yoga e o autocuidado nos ajudam a desacelerar e sair do modo de sobrevivência. Quando criamos momentos de silêncio e autorreflexão, encontramos o que realmente nos faz bem. Esse equilíbrio interno também se reflete em nossas escolhas financeiras para passamos a agir com mais consciência e propósito”, observa.

Essa perspectiva evidencia que o empreendedorismo feminino não se limita a resultados econômicos, mas está cada vez mais ligado a um conceito de sucesso que integra corpo, mente e finanças, alinhando qualidade de vida e realização pessoal.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: