Municípios da Região Metropolitana de Curitiba intensificam ações do Outubro Rosa

Foto: Levy Ferreira/SECOM (arquivo)
Foto: Levy Ferreira/SECOM (arquivo)

Campanha mobiliza 29 cidades com atendimentos, caminhadas, exames e atividades educativas voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Desde o início de outubro, Curitiba e os 28 municípios da Região Metropolitana estão unidos em uma ampla mobilização do Outubro Rosa, campanha internacional que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ações educativas, atendimentos de saúde e atividades de conscientização seguem até o fim do mês em toda a região.

A capital paranaense tem concentrado suas ações no Circuito da Mulher, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, que neste ano abordou o tema “Cuidado Integral à Saúde da Mulher – Prevenção é o Caminho”.
Durante os sábados de outubro, foram ofertados serviços como coleta de preventivo, agendamento de mamografia de rastreamento, vacinação, testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis, além de orientações de saúde bucal e geral. As atividades ocorreram nas dez regionais de Curitiba e contribuíram para ampliar o número de exames e atendimentos preventivos.

De acordo com o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, as iniciativas demonstram o fortalecimento da integração entre os municípios.

“A RMC congrega cerca de 3,7 milhões de pessoas e tem que ser vista como um todo. O planejamento e alinhamento das ações contribui para o sucesso das políticas públicas e o bem-estar da população desta que é a segunda metrópole do país em extensão e a oitava mais populosa”, destacou Bonagura.

Nos municípios vizinhos, as ações também foram intensificadas.
Em Pinhais, as Unidades de Saúde da Família ampliaram o número de coletas de preventivo e solicitações de mamografia.
Já em São José dos Pinhais, a rede pública realiza, em média, 1,2 mil mamografias por mês. Segundo o secretário municipal de Saúde, José Dalmi Dissenha, não há fila de espera para o exame no município.

“As mulheres diagnosticadas com a doença podem contar com atendimentos de emergência, acompanhamento em saúde mental e avaliações multiprofissionais para o melhor tratamento”, explicou Dissenha.

Em Almirante Tamandaré, as equipes de saúde têm realizado orientações e preventivos, além de promover uma caminhada de conscientização no Parque Ambiental Aníbal Khury, que reuniu dezenas de participantes no último dia 20.

Campina Grande do Sul apostou em um workshop com troca de experiências, atividades de relaxamento e serviços gratuitos oferecidos por voluntários, como massoterapia, auriculoterapia, maquiagem e rodas de conversa com terapeutas.

Com programação diversificada e adesão crescente, as ações do Outubro Rosa seguem em toda a Região Metropolitana de Curitiba até o dia 31 de outubro, reforçando a importância do cuidado com a saúde feminina e da detecção precoce como principal caminho para salvar vidas.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: