Indícios de bioassinatura são encontrados em rocha marciana
A Nasa anunciou indícios de vida antiga em Marte, encontrados pelo rover Perseverance em uma rocha na cratera de Jezero.
A Nasa anunciou, no último dia 10, possíveis indícios de bioassinatura em uma rocha na cratera de Jezero, Marte; a descoberta foi feita pelo rover Perseverance, considerada a missão mais promissora para localizar vida fora da Terra.
Indícios de vida antiga
A rocha, chamada Chevaya Falls, apresenta uma combinação de minerais e material orgânico que pode indicar a existência de vida antiga, resultante do metabolismo microbiano. Embora os achados sejam empolgantes, especialistas alertam que os resultados ainda não são conclusivos e podem ter origem abiótica, ou seja, sem a presença de vida.
Desafios da confirmação
Rosaly Lopes, vice-diretora de Ciências Planetárias do Jet Propulsion Laboratory da Nasa, afirma que a confirmação do que foi encontrado só ocorrerá após análises em laboratórios na Terra. A busca por vida em Marte continua enfrentando desafios, mas a Nasa se mantém na corrida espacial, competindo com países como China, Índia e Rússia.
Futuras missões da Nasa
Em entrevista à TV Brasil, Rosaly Lopes destacou a importância das próximas missões lideradas pela Nasa, que visam aprofundar a investigação sobre a vida em outros mundos. Segundo ela, um dos principais objetivos atuais da agência é determinar se já existiu vida em outros planetas.