Mudanças na trajetória do cometa próximo ao Sol em outubro
Em 29 de outubro de 2025, a NASA confirmou que o cometa 3I/ATLAS acelerou sua velocidade para 244.000 km/h, sem risco de colisão com a Terra.
Em 29 de outubro de 2025, a NASA confirmou que o cometa 3I/ATLAS, que é o terceiro objeto interestelar identificado, acelerou sua velocidade para 244.000 km/h enquanto passava a 1,4 unidades astronômicas do Sol. A mudança de trajetória ocorre sem risco de colisão com a Terra, que está programada para ocorrer em dezembro a uma distância de 1,8 AE.
Detalhes sobre o cometa
O 3I/ATLAS foi descoberto em 1º de julho de 2025 pelo telescópio ATLAS no Chile. Sua órbita hiperbólica com uma excentricidade superior a 6 sugere que se originou fora do sistema solar e que sua trajetória o levará para longe após o periélio. Os dados coletados pelo James Webb em agosto confirmaram a presença de monóxido de carbono e hipoclorito em sua coma, que é predominantemente composta de CO₂, em quantidade oito vezes maior que a água.
Observações e características
A partir de novembro de 2025, observações coordenadas estão sendo realizadas em telescópios em várias partes do mundo, incluindo Chile e Austrália. A cor avermelhada observada pelo Hubble em julho sugere a presença de poeira rica em silicatos, que muda para tons mais azuis perto do periélio. O cometa, que possui um diâmetro estimado entre 440 e 560 metros, continua a apresentar uma atividade estável sem explosões visíveis.
Próximos passos na pesquisa
A pesquisa sobre o cometa 3I/ATLAS se estenderá até janeiro de 2026, com foco na composição química do objeto interestelar. As missões que acompanham, como a Perseverance e a Curiosity em Marte, também contribuirão para entender melhor esses corpos celestes. O estudo contínuo deste cometa, além de outros como ‘Oumuamua’ e ‘Tabby’, promete expandir nosso conhecimento sobre a formação de corpos celestes no universo.
Fonte: www.mixvale.com.br
Fonte: Jack_the_sparow/Shutterstock.com