A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) revelou, em coletiva de imprensa realizada na terça-feira, 26, seu plano para a construção de uma base na Lua, com as primeiras missões programadas para 2026. O administrador da agência, Jared Isaacman, destacou que a Nasa não pretende diminuir o ritmo e que o início das atividades está próximo.
As três missões projetadas para 2026 têm como meta preparar o caminho para a exploração lunar, sendo a primeira, denominada "Moon Base 1", programada para ser lançada no outono do hemisfério norte, entre setembro e dezembro. Esta missão visa demonstrar capacidades essenciais para reduzir os riscos associados ao sistema de pouso humano.
Após a "Moon Base 1", a Nasa planeja a "Moon Base 2", que se concentrará em desenvolver as capacidades necessárias para apoiar veículos de trens lunares e operações autônomas, além de melhorar a mobilidade dos astronautas através do veículo LTV.
Ainda em 2026, a Nasa também pretende lançar a "Moon Base 3", cuja principal finalidade será expandir o conhecimento científico sobre a superfície lunar. Esta missão focará no estudo dos redemoinhos lunares, um dos fenômenos mais intrigantes da Lua, com o objetivo de compreender sua existência e como o ambiente lunar evolui ao longo do tempo.
A "Moon Base 3" contará com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Korean Space Agency, evidenciando a colaboração internacional na exploração lunar.
Em um contexto mais amplo, a Nasa também relembrará a missão Artemis II, que marcou o retorno de humanos à órbita lunar em 10 de abril. Os quatro astronautas a bordo da cápsula Orion realizaram um pouso seguro no oceano às 21h07, horário de Brasília. Os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen participaram dessa importante missão.