NASA prepara voo inaugural do X-59, seu avião supersônico

Modelo promete revolucionar a aviação comercial

O X-59, avião supersônico da NASA, se aproxima do voo inaugural, podendo realizar a rota entre Nova York e Londres em apenas três horas.

Aos 12 de setembro, a NASA anunciou que seu avião supersônico X-59 está prestes a realizar seu voo inaugural, uma inovação que promete encurtar a rota entre Nova York (Estados Unidos) e Londres (Reino Unido) para apenas três horas. Neste primeiro teste, a aeronave voará a uma velocidade de 385 km/h para verificar a integração de seus sistemas, antes de aumentar gradativamente a velocidade.

Tecnologia e design do X-59

Desenvolvido pela Lockheed Martin, o X-59 possui um design aerodinâmico em forma de cone com asas finas, projetado para dispersar ondas de choque e minimizar o ruído durante o voo. O avião utiliza um sistema digital fly-by-wire, que substitui os tradicionais cabos e polias, garantindo maior estabilidade e segurança nas manobras. Os sinais de controle são transmitidos eletronicamente, e a aeronave conta com múltiplos computadores para redundância em caso de falhas.

Desempenho e segurança

Com 30,4 m de comprimento e 9 m de envergadura, o X-59 pode atingir velocidades de até 1.600 km/h. O piloto, Nils Larson, usará um traje de contrapressão e uma máscara de oxigênio para compensar as pressões em altitudes superiores a 16.000 m. As baterias de bordo e sistemas térmicos garantem a operação contínua do motor, que utiliza hidrazina como combustível.

Missão Quesst da NASA

A missão Quesst visa coletar dados que fundamentem a autorização dos voos supersônicos comerciais sobre terra, atualmente proibidos devido ao estrondo sônico que provocam. Dados obtidos durante os voos ajudarão a informar as autoridades reguladoras sobre novos padrões de ruído. O sucesso do X-59 poderá possibilitar o desenvolvimento de versões comerciais mais rápidas, reduzindo significativamente os tempos de viagem internacionais.

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