Negociações de Trump podem impactar criadores no TikTok

Mudanças na plataforma levantam preocupações entre influenciadores

A negociação de Donald Trump para aquisição do TikTok gera incertezas entre criadores de conteúdo.

Donald Trump está prestes a fechar um acordo que pode alterar permanentemente o TikTok e impactar a economia dos criadores. Com implicações profundas, o governo está na fase final de negociações para uma compra que transferiria a propriedade majoritária do TikTok nos EUA para um grupo de bilionários alinhados ao ex-presidente.

A estrutura do acordo

Sob a proposta apresentada na semana passada, bilionários como Larry Ellison e Michael Dell, juntamente com o grupo de capital de risco Andreessen Horowitz e a Fox Corp, teriam o controle majoritário do aplicativo. Essa nova administração americana alugaria uma cópia do algoritmo do TikTok da empresa-mãe, ByteDance, que seria reestruturada e treinada para conteúdo dos EUA.

Impacto no criadores de conteúdo

Os criadores de conteúdo estão apreensivos. O TikTok, que se tornou uma base essencial para a economia dos influenciadores desde seu lançamento em 2018, contribuiu com $24,2 bilhões ao PIB dos EUA em 2023, apoiando mais de 224.000 empregos. Entretanto, a mudança no algoritmo para favorecer uma narrativa pro-Trump pode prejudicar a diversidade de vozes na plataforma.

Reações de influenciadores

V Spehar, uma influenciadora com mais de 3,7 milhões de seguidores, expressou que deixaria a plataforma se o algoritmo se tornasse tendencioso. Jonathan Katz, outro criador, alertou para a possibilidade de a plataforma se tornar um espaço hostil para não conservadores, o que poderia forçar muitos a reconsiderar sua presença no TikTok. A preocupação com a censura e a diminuição da cobertura de notícias globais também é crescente entre os usuários e criadores, que temem perder contato com o mundo fora dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Relacionadas: