Nicolas Sarkozy: ex-presidente francês cumpre pena de cinco anos

s

Condenação se deve a esquema de financiamento de campanha com dinheiro líbio

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy está preso em Paris por um caso de financiamento de campanha.

O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, está preso em Paris cumprindo uma pena de cinco anos por um caso de conspiração criminosa em financiamento de campanha. A condenação ocorreu devido ao seu envolvimento em um esquema que utilizava fundos da Líbia para financiar sua campanha presidencial de 2007, em troca de favores diplomáticos.

Acusações e condenação

Sarkozy foi considerado culpado por um tribunal em setembro deste ano, que o condenou por associação criminosa entre 2005 e 2007. Ele negou as acusações, afirmando ser vítima de uma armação, e seu advogado descreveu o caso como uma “fantasia judicial”. Não foram apresentadas provas que sustentassem a versão dos promotores sobre o envolvimento de dinheiro líbio.

Outros casos e apelações

Esta não é a primeira vez que Sarkozy enfrenta problemas legais. Em 2021, ele foi condenado por corrupção e tráfico de influência, cumprindo um ano de prisão domiciliar. Atualmente, ele também enfrenta um recurso relacionado a gastos irregulares de campanha.

Situação na prisão

Sarkozy deverá ser mantido em confinamento solitário ou na ala VIP do complexo prisional de La Santé. Esta é a primeira vez que um ex-líder da França moderna passa algum tempo atrás das grades, marcando um capítulo significativo na história política do país.

PUBLICIDADE

Relacionadas: