Notificações em tempo real sobre desaparecimentos em Curitiba

Carlos Costa/CMC

Câmara Municipal avalia projeto de alerta por mensagem de celular

Moradores de Curitiba podem ser notificados em tempo real sobre desaparecimentos, segundo projeto de lei que será analisado na Câmara Municipal.

Os moradores de Curitiba poderão ser notificados em tempo real sobre o desaparecimento de pessoas na cidade. É isso o que pretende um projeto de lei que será analisado na terça-feira (4 de novembro) pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

A iniciativa, protocolada há cerca de dois meses pela vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), cria um sistema de alerta por mensagem de celular nos casos de desaparecimento de pessoas na cidade. A vereadora sugere que, com a medida, haverá maior engajamento da comunidade, aumentando a eficácia do Alerta para Resgate de Pessoas (ARP).

Para pôr a inovação em prática, a vereadora acrescenta o inciso VII ao artigo 2º da lei municipal 16.061/2022, permitindo que a Prefeitura de Curitiba promova a implantação de sistemas digitais de notificação, inspirados em modelos já adotados em outros estados e países, que utilizam SMS e aplicativos de mensagens para acionar a população em tempo real (005.00581.2025). Iniciativa da ex-vereadora Flávia Francischini, a lei 16.601/2022 criou o ARP em âmbito municipal, inspirada no Alerta Amber, dos EUA.

Se não houver inversão da Ordem do Dia, a ampliação do Alerta para Resgate de Pessoas será a última proposição votada na terça-feira. Antes, em primeiro turno, os vereadores votarão a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba ao ativista social Toni Reis, fundador do Dignidade e ex-diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (115.00009.2025). A iniciativa é da vereadora Laís Leão (PDT). Também estreia no plenário o pedido de Declaração de Utilidade Pública para o Instituto Filhos da Luz EF58 (014.00051.2025), apresentado pelo vereador Lórens Nogueira (PP). Completando a pauta, serão levados à segunda votação os projetos de lei aprovados na véspera, que dependam de nova submissão ao plenário para serem enviados à sanção do Executivo ou promulgados. A sessão da Câmara de Curitiba começa às 9h, no Palácio Rio Branco, e é transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: