Levantamento mostra possíveis candidatos e cenário eleitoral para outubro
Instituto Quaest inicia coleta de dados para pesquisa presidencial de 2026.
Nova pesquisa presidencial de 2026
A pesquisa presidencial de 2026, realizada pelo instituto Quaest, começou a coletar dados neste fim de semana. O estudo, que foi encomendado pelo banco Genial Investimentos, teve o custo de R$ 466 mil e entrevistou 2.004 brasileiros. Os resultados da pesquisa serão divulgados na quarta-feira (14).
Estrutura do questionário e candidatos avaliados
A pesquisa é a primeira do ano para o pleito de outubro e inicia com perguntas sobre a escolha de candidatos. Os entrevistados são questionados se já decidiram por um candidato e, em caso afirmativo, a quem pretendem votar. Em sequência, uma lista alfabética com oito nomes potenciais é apresentada, permitindo que os entrevistados indiquem seu grau de conhecimento e a rejeição a cada um deles.
Os nomes incluídos na pesquisa são: Aldo Rebelo, Flávio Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ratinho Junior, Renan Santos, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas. Após a apresentação desses nomes, são testados sete cenários diferentes para o primeiro turno, variando a composição dos candidatos.
Cenários eleitorais e percepção dos eleitores
Esses cenários incluem a presença de todos os oito candidatos, além de opções que retiram Flávio Bolsonaro ou Tarcísio de Freitas, com alternativas como “não irei votar/vou me abster” e “branco ou nulo”. Também são previstas perguntas sobre opiniões em relação a Lula e a família Bolsonaro, por exemplo, se Lula merece continuar no cargo e o que mais preocupa os eleitores atualmente.
A pesquisa ainda buscará entender a percepção dos eleitores sobre a candidatura de Flávio Bolsonaro, com opções alternativas sendo oferecidas para aqueles que acreditam que sua indicação foi um erro. O levantamento também abordará a aprovação do governo Lula, considerando aspectos como a economia, os preços de alimentos e as relações internacionais, especialmente com a Venezuela.
Expectativas e resultados anteriores
Pesquisas anteriores realizadas com uma amostra semelhante indicaram que Lula lidera as intenções de voto em diferentes cenários de primeiro e segundo turno. Flávio Bolsonaro, por sua vez, tem mostrado um desempenho positivo entre os candidatos da oposição testados até o momento. Essa nova pesquisa tem como objetivo ser a mais abrangente até agora sobre os possíveis presidenciáveis.
Conclusão
Com a divulgação dos resultados se aproximando, as expectativas são altas sobre a influência que essa pesquisa poderá ter no cenário eleitoral do Brasil. O que está em jogo nas eleições de 2026 é significativo, e os dados coletados poderão fornecer insights valiosos sobre o futuro político do país.
Fonte: www.conexaopolitica.com.br
Fonte: Arquivo/Conexão Política
