Novas espécies de peixe-caracol descobertas

Pesquisadores encontram três tipos nas profundezas do mar dos EUA

Novas espécies de peixe-caracol descobertas
Peixe-caracol rugoso encontrado nas profundezas do mar. Foto: Reprodução/ — m colorida do peixe-caracol rugoso – Metrópoles – Foto: Reprodução/

Três novas espécies de peixe-caracol foram descobertas na Baía de Monterey, EUA, incluindo um exemplar de aparência incomum.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Nova York, em parceria com o Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), descobriram três novas espécies de peixe-caracol nas profundezas da Baía de Monterey, nos Estados Unidos. A descoberta inclui o peixe-caracol rugoso, que se destaca por ter uma aparência inusitada, com olhos azuis e uma pele enrugada, além de estruturas semelhantes a uma barba. Essa pesquisa foi publicada na revista científica Ichthyology & Herpetology.

Espécies encontradas

Entre as três novas espécies, além do peixe-caracol rugoso (Careproctus colliculi), estão o peixe-caracol-escuro (C. yanceyi) e o peixe-caracol elegante (Paraliparis em). Esses peixes foram encontrados a profundidades que variam entre 3.268 e 4.119 metros e pertencem à família Liparidae. A autora principal do estudo, Mackenzie Gerringer, comentou sobre a importância dos peixes-caracol para a pesquisa acerca da evolução em ambientes marinhos profundos.

Características e comportamento

Os peixes-caracol apresentam uma característica notável: todos possuem uma cabeça protuberante e corpo gelatinosa. Para perceber o ambiente ao seu redor, utilizam vibrações captadas na água através de 22 raias-de-barbatanas que possuem em seus corpos. Essas raias são fundamentais não apenas para a natação, mas também para a percepção do ambiente. O único peixe com coloração rosada é o peixe-caracol rugoso, enquanto os outros têm colorações mais escuras.

Preservação dos ambientes marinhos

Os pesquisadores ressaltam a importância de preservar os habitats marinhos desses peixes para que seja possível estudar mais a fundo as características incomuns que eles apresentam. Mackenzie enfatiza que ainda há muito a aprender sobre a biodiversidade do nosso planeta, destacando a necessidade de proteger essas espécies e seus ambientes naturais.

PUBLICIDADE

Relacionadas: