Nove detidos em operação contra fraude na Sanepar

Ação policial desmantela esquema que desviava recursos de faturas pagas em duplicidade

Operação desmantela esquema que desviou mais de R$ 90 mil da Sanepar, resultando em nove prisões.

Uma operação realizada pela Polícia Civil do Paraná nesta quinta-feira (13) resultou na prisão de nove pessoas envolvidas em um esquema de fraude na Sanepar. O grupo, que desviou mais de R$ 90 mil de faturas pagas em duplicidade, atuava principalmente nas cidades de Araucária, São José dos Pinhais e Curitiba, na Região Metropolitana.

A operação e os mandados cumpridos

Durante a ação policial, foram cumpridos mandados de prisão temporária, além de 13 mandados de busca e apreensão e 11 de bloqueio de contas bancárias. As diligências resultaram na apreensão de diversos bens, incluindo celulares, documentos, um carro e uma motocicleta de luxo. O principal suspeito, que é o mentor do esquema e possui 23 anos, alegou que cometeu o crime para quitar dívidas relacionadas ao jogo.

Descoberta da fraude e investigações

A fraude foi descoberta pela própria Sanepar, que imediatamente acionou a Polícia Civil. Em um período de cerca de três meses, os investigadores conseguiram desmantelar o esquema, identificando não apenas o modo de operação, mas também os envolvidos. O grupo é investigado por crimes como furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Método utilizado para o desvio

Conforme o delegado Emmanoel David, o funcionário terceirizado tinha como função devolver valores pagos em duplicidade. No entanto, ele aproveitou seu acesso ao sistema da Sanepar para transferir os fundos a contas de familiares e amigos, simulando reembolsos. Após essas transferências, os valores eram direcionados para as contas pessoais do investigado. Estima-se que o golpe tenha afetado cerca de 40 vítimas, além da própria empresa.

Consequências para a Sanepar

De acordo com Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar, como o funcionário envolvido era terceirizado, a empresa contratada absorveu o prejuízo. Bley destacou que nenhum cliente foi prejudicado, visto que todo o valor desviado já foi ressarcido à Sanepar. O funcionário foi demitido pela prestadora de serviços.

Medidas de segurança adotadas

A Sanepar, após a descoberta da fraude, anunciou que reforçou seus mecanismos de segurança para prevenir novas ocorrências. Um novo sistema de checagem automática de CPF e CNPJ vinculado às matrículas de clientes foi implementado para as devoluções de valores. Além disso, normas internas e controles do processo foram revisados, tornando a aprovação das devoluções mais rigorosa, segundo Guilherme Arioli, gerente de planejamento e desenvolvimento comercial da companhia.

Fonte: nossodia.com.br

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