Esclareça os principais pontos sobre a doença e como preveni-la
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum no Brasil, com alta taxa de cura se detectado precocemente. Conheça os mitos e verdades sobre a doença.
Conheça os sintomas e as principais formas de prevenção dessa doença comum entre os homens. 03/11/2025, 14h00 – O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais frequente entre os homens no Brasil, com aproximadamente 71 mil novos diagnósticos e quase 16 mil mortes por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), representando 13,5% das mortes masculinas por câncer no país. Apesar da alta incidência, quando detectada precocemente, a doença tem mais de 90% de chances de cura. O tumor se desenvolve na próstata, glândula do tamanho de uma noz localizada abaixo da bexiga, responsável por produzir parte do sêmen. Um dos principais obstáculos para a prevenção é a falta de informação e, muitas vezes, o preconceito, explica o Dr. Rodrigo Coutinho, médico oncologista da Croma Oncologia.
Mitos e verdades sobre o câncer de próstata
O câncer de próstata apresenta muitos mitos que precisam ser esclarecidos:
- Mito: Na maioria dos casos, especialmente nos estágios iniciais, o câncer de próstata não provoca sintomas perceptíveis. Por isso, a detecção depende de exames de rastreamento. Um dos principais é o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados podem indicar alterações na glândula, mas não significam necessariamente câncer.
- Mito: Homens a partir dos 50 anos devem realizar PSA e toque retal anualmente. Aqueles com ascendência africana ou histórico familiar devem iniciar o rastreamento aos 45 anos. Casos em homens jovens são raros, mas podem ocorrer devido a mutações hereditárias, que representam de 10 a 15% dos casos.
- Verdade: Hábitos do dia a dia, como alimentação saudável e prática regular de exercícios, podem reduzir em até 60% o risco de desenvolver câncer. O tratamento inicial do câncer de próstata costuma ser cirúrgico, mas pode incluir técnicas minimamente invasivas.
- Verdade: Embora não seja possível impedir totalmente o surgimento da doença, a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura. Homens devem realizar exames regulares e estar atentos a sinais de alerta, pois quanto antes o câncer for identificado, mais eficaz e menos invasivo será o tratamento.
O Novembro Azul é uma campanha que vai além do câncer de próstata, lembrando a importância de os homens cuidarem da saúde de forma integral, adotando hábitos saudáveis e realizando exames preventivos regularmente.