A FIA, equipes e a Fórmula 1 firmam acordo que garante governança até 2030
O novo Acordo de Concorde da Fórmula 1 foi assinado, garantindo governança até 2030.
Acordo de Concorde 2026 é oficializado
A Fórmula 1 e a FIA confirmaram a assinatura do novo Acordo de Concorde, que se estende até o final de 2030. Este acordo, que entra em vigor no início da temporada de 2026, foi assinado por todas as 11 equipes da F1 e pela administração da Fórmula 1.
Em março de 2025, a primeira parte do acordo foi confirmada, abordando os termos comerciais, incluindo taxas de entrada e divisão de receitas, sendo aceita por todas as equipes que participarão da temporada de 2026. O aspecto comercial do acordo garante ao detentor dos direitos comerciais, a Liberty Media/FOM, o direito à imagem de uma equipe, permitindo a venda de direitos de transmissão de televisão. Em troca, a CRH distribui prêmios em dinheiro com base em uma escala deslizante definida dentro do acordo.
Após nove meses de negociações, a segunda parte, que trata da governança, foi concluída. As discussões entre a FIA e a FOM foram descritas como colaborativas, evidenciando uma evolução na relação entre os dois lados no que diz respeito à administração do esporte. Embora tenham ocorrido momentos de tensão nas negociações, foram alcançados compromissos sobre os principais pontos.
Este novo acordo garante à FIA melhores recursos para aprimorar a regulação das corridas, a direção e a supervisão técnica. O Acordo de Concorde, em sua nona iteração, assegura que todas as partes interessadas estejam alinhadas sobre as estruturas fundamentais do esporte.
Comentários de líderes da Fórmula 1
Stefano Domenicali, CEO da F1, afirmou: “Hoje é um dia importante para a Fórmula 1. Celebramos 75 anos deste incrível esporte e estamos orgulhosos de escrever o próximo capítulo em nossa longa e maravilhosa história. Este acordo posiciona a Fórmula 1 da melhor maneira possível para continuar a crescer em todo o mundo.”
Por sua vez, Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, expressou: “O nono Acordo de Concorde garante o futuro a longo prazo do Campeonato Mundial de Fórmula 1, e estou orgulhoso da dedicação investida neste processo.” Ben Sulayem também destacou a importância de continuar modernizando as capacidades regulatórias, tecnológicas e operacionais da F1.
Contexto do Acordo
Com a recente Assembleia Geral da FIA concluída em Tashkent, no Uzbequistão, o presidente Ben Sulayem foi reeleito para um segundo mandato. Esta nova governança é vista como uma oportunidade para a F1 estabelecer novos padrões de inovação tecnológica no cenário esportivo global. Com o novo Acordo de Concorde, a Fórmula 1 está bem posicionada para enfrentar os desafios futuros e capitalizar sobre as oportunidades que surgem nos próximos anos.
Fonte: www.planetf1.com
Fonte: FIA and F1 flags on display at the 2025 Azerbaijan Grand Prix.



