Novos modos de F1 2026: O que muda na competição

Entenda as alterações nos termos e configurações dos carros para 2026.

A Fórmula 1 apresenta novos modos e termos para 2026, visando maior clareza para os fãs.

A Fórmula 1 está passando por uma transformação significativa em suas nomenclaturas e configurações para a temporada de 2026, visando aumentar a clareza para os fãs da modalidade. Recentemente, a FIA e a administração da F1 revelaram novas terminologias para simplificar a compreensão dos complexos regulamentos que entrarão em vigor, especialmente em um cenário onde a tecnologia e a aerodinâmica desempenham papéis cada vez mais cruciais.

O foco na clareza para os fãs

A decisão de reformular os termos surgiu após pesquisas que mostraram que mais de 10% dos fãs não reconheciam conceitos básicos como o Drag Reduction System (DRS), que já está presente na F1 há quase 15 anos. Com as novas regras de 2026, que introduzem aspectos relacionados à energia e configurações de asas diferentes, a preocupação com a confusão entre os espectadores aumentou. Para enfrentar essa questão, um novo conjunto de terminologias foi desenvolvido em consulta com equipes, engenheiros e grupos focais de fãs.

Novas nomenclaturas e suas funções

As novas terminologias introduzidas são:

  • Overtake Mode: Substitui o antigo Manual Override Mode, permitindo que os pilotos aumentem a potência quando estão a um segundo de distância do carro à frente, facilitando as ultrapassagens.
  • Boost Mode: Refere-se ao uso regular da energia armazenada pelo Energy Recovery System (ERS), permitindo que os pilotos maximizem a potência do motor e da bateria para atacar ou se defender em qualquer ponto da pista.
  • Recharge: Indica quando os pilotos estão recarregando suas baterias através de diversas estratégias, como lift-and-coasting ou frenagem.
  • Active Aero: Compreende os elementos móveis das asas dianteiras e traseiras, que serão ajustados para controlar a resistência e a downforce em diferentes partes da pista, diferenciando entre modos de alta e baixa downforce.

Expectativas para os novos carros

Além das nomenclaturas, a F1 também apresentou novas imagens dos carros para 2026. Espera-se que estes novos modelos sejam até 30 kg mais leves em comparação com a geração de 2025. Com uma redução de 15% a 30% na downforce devido ao encolhimento dos túneis de efeito de solo, e uma diminuição de 40% no arrasto graças ao uso do Active Aero, as expectativas são altas para a próxima temporada.

Essas mudanças prometem não apenas tornar as corridas mais emocionantes, mas também facilitar a compreensão das estratégias e tecnologias que moldam a competição na Fórmula 1.

Fonte: www.the-race.com

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