Atenção, moradores do Sul e Sudeste! Apesar do fim da quinta onda de frio de 2025 nesta quarta-feira (13/08), o clima gelado não dará trégua. Uma nova massa de ar polar está a caminho do Brasil, garantindo a manutenção das baixas temperaturas nas regiões Sul e Sudeste por mais alguns dias.
De acordo com a Meteored, a expectativa é de que os termômetros marquem temperaturas inferiores a 0°C em áreas da serra gaúcha e catarinense, assim como na Serra da Mantiqueira, que abrange Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Preparem os casacos!
A massa de ar polar deve avançar pelo centro-sul nos próximos dias, provocando um declínio nas temperaturas também no Centro-Oeste. Apesar da intensidade, essa nova onda de ar frio não será classificada como uma nova onda de frio, mas dificultará a elevação das temperaturas no centro-sul do país, segundo o Climatempo.
No Sul, o amanhecer desta quarta-feira será marcado por temperaturas entre 5°C e 9°C no Rio Grande do Sul, com exceção de algumas cidades do leste do estado. Santa Catarina terá mínimas entre 4°C e 6°C, enquanto o Paraná registrará temperaturas entre 2°C e 4°C. As máximas durante a tarde devem alcançar os 20°C.
Em São Paulo, a variação térmica será entre 5°C, nas cidades próximas ao Paraná e na Serra da Mantiqueira, e 11°C no oeste do estado. O frio também se fará presente no sul de Minas Gerais, com mínimas inferiores a 9°C em toda a região. No Rio de Janeiro, a região Serrana será a mais afetada, com temperaturas abaixo dos 10°C.
Enquanto isso, nas áreas mais a oeste do Sudeste, o tempo limpo e seco permitirá a elevação das temperaturas, com os termômetros podendo ultrapassar os 30°C no Triângulo Mineiro e em algumas áreas de São Paulo. Já nas cidades mais a leste, a massa de ar frio impedirá uma elevação acentuada, com temperaturas variando entre 20°C em Santos/SP e 27°C em Volta Redonda/RJ.