O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, fez um apelo urgente nesta sexta-feira (8), exigindo a interrupção imediata do plano de Israel de tomar a cidade de Gaza. A declaração surge em meio a crescentes preocupações sobre o impacto devastador da escalada do conflito sobre a população civil palestina.
Türk advertiu que a ofensiva israelense pode resultar em “deslocamentos forçados ainda mais massivos, mais assassinatos, mais sofrimento insuportável, destruição sem sentido e crimes atrozes”. Ele ressaltou que tal ação desafia uma ordem anterior do Tribunal Internacional de Justiça, que instava Israel a tomar todas as medidas para prevenir o genocídio em Gaza.
Além disso, o chefe de direitos humanos da ONU argumenta que o plano israelense mina as perspectivas de uma solução pacífica e duradoura para o conflito. Segundo Türk, a ação “contraria a decisão da Corte Internacional de Justiça de que Israel deve pôr fim à sua ocupação o mais rápido possível, à concretização da solução acordada de dois Estados e ao direito dos palestinos à autodeterminação”.
Em um apelo apaixonado, Türk instou ao fim imediato da guerra em Gaza, defendendo que israelenses e palestinos possam “viver lado a lado em paz”. Ele exortou o governo israelense a concentrar seus esforços em salvar vidas civis, garantindo o fluxo total de ajuda humanitária. Paralelamente, exigiu a libertação imediata e incondicional de reféns israelenses mantidos por grupos armados palestinos, bem como de palestinos detidos arbitrariamente por Israel.