Operação Makeup: polícia age contra desvio de R$ 18 milhões em sonegação

São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão

Ação da PCDF mira organização criminosa que atuava no setor de cosméticos desde 2019

A Polícia Civil do DF e a Receita deflagraram a Operação Makeup, focando em sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Nesta terça-feira (21), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Receita do DF deflagraram a Operação Makeup, focando em uma organização criminosa suspeita de sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão contra investigados que atuam no ramo de cosméticos no Distrito Federal e no Rio de Janeiro desde 2019.

Atuação criminosa

Os investigados constituíam empresas em diversas cidades do DF e sonegavam a totalidade do ICMS devido pela venda de cosméticos, perfumes e itens de uso pessoal. Quando as dívidas acumulavam, novas empresas eram criadas no mesmo endereço, reiniciando a sonegação com outro CNPJ e transferindo as empresas endividadas para “laranjas”. Além disso, as empresas eram registradas falsamente em coworking.

Investigação e apreensões

A investigação, que teve início há seis meses, revelou uma organização composta por empresários e contadores voltada à sonegação do ICMS. Durante a operação, foram apreendidos veículos esportivos de luxo e imóveis registrados em nome de terceiros. A dívida tributária das empresas investigadas supera R$ 18 milhões.

Medidas judiciais

As medidas estão sendo cumpridas nas distribuidoras das empresas, escritórios de contabilidade e residências dos envolvidos. Bens e valores dos empresários, contadores e “laranjas” foram bloqueados até o limite do valor da dívida.

PUBLICIDADE

Relacionadas: