Operação de resgate encerra no Monte Everest após nevasca

Cerca de 580 alpinistas foram retirados com sucesso da montanha

Operação de resgate no Monte Everest chega ao fim após resgatar 580 alpinistas.

A operação de resgate aos últimos 200 alpinistas que estavam presos no Monte Everest após uma forte nevasca chegou ao fim nesta terça-feira (7/10). Centenas de pessoas haviam sido resgatadas desde sábado (4/10), totalizando 580 alpinistas evacuados com segurança para a cidade tibetana de Qudang.

Números e indicadores do caso

As equipes de resgate trabalharam por três dias para retirar turistas, moradores e guias locais que haviam sido surpreendidos pelo mau tempo durante o feriado da Semana Dourada na China. Até o fim desta terça-feira, 300 moradores locais e guias também foram retirados. Um grupo final de 12 pessoas foi resgatado com a ajuda de equipes que distribuíram alimentos, remédios, oxigênio e roupas de frio.

Detalhes da nevasca

A nevasca começou na noite de sexta-feira (3/10) e se intensificou ao longo do sábado (4/10), cobrindo de branco o remoto Vale do Karma, a mais de 4 mil metros de altitude. No domingo (5/10), cerca de 350 turistas foram conduzidos a um ponto seguro, segundo as autoridades chinesas.

Impactos no Nepal

Do outro lado da fronteira, o Nepal enfrenta chuvas intensas, que provocaram deslizamentos de terra e inundações, resultando na morte de pelo menos 47 pessoas desde sexta-feira, segundo autoridades locais. A situação ressalta a gravidade das condições climáticas que afetam a região.

PUBLICIDADE

Relacionadas: