Orientações do governo para passageiros com voos cancelados em SP

Daniel Ferreira/Metrópoles

Medidas para apoiar viajantes afetados por ciclone extratropical em São Paulo

Governo orienta passageiros afetados por voos cancelados em SP devido a ciclone.

Situação dos passageiros com voos cancelados em São Paulo

No dia 10 de dezembro de 2025, o estado de São Paulo foi atingido por um ciclone extratropical, resultando em consideráveis interrupções nas operações aéreas. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão acompanhando de perto a situação de passageiros que enfrentaram atrasos ou cancelamentos de voos. Essa situação afetou mais de 300 voos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.

Em um comunicado conjunto, MPor e Anac ressaltaram que as suspensões de voos foram implementadas por motivos de segurança. As autoridades afirmaram que estão adotando medidas necessárias para que as atividades aéreas sejam normalizadas o mais rápido possível.

Direitos dos passageiros durante atrasos e cancelamentos

O governo delineou os direitos dos passageiros que têm voos atrasados ou cancelados. A partir de 1 hora de atraso, os viajantes têm direito a comunicação via internet ou telefone. Após 2 horas de espera, tem direito a alimentação, como um voucher para refeição ou lanche. Se o atraso ultrapassar 4 horas, os passageiros podem exigir hospedagem e transporte de ida e volta ao local da estadia em caso de pernoite no aeroporto.

Se o atraso for superior a 4 horas, se o voo for cancelado ou se o serviço for interrompido, os passageiros têm a opção de reacomodação em outro voo, reembolso integral ou a utilização de outro meio de transporte.

Como registrar reclamações

Os órgãos governamentais orientam que, caso as companhias aéreas não cumpram com as obrigações mencionadas, os passageiros devem registrar uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br. Essa plataforma facilita a comunicação entre consumidores e empresas, auxiliando na resolução de conflitos relacionados a serviços.

Impactos no trânsito aéreo e na rotina de passageiros

As condições climáticas adversas não só impactaram os voos, mas também causaram fechamentos em diversos parques e a interrupção de serviços na cidade. Além disso, com mais de 230 semáforos apagados na capital, o tráfego urbano também foi afetado, gerando maiores dificuldades para a população local e para quem tentava acessar os aeroportos.

Próximas atualizações sobre a situação

As autoridades seguem atentas à evolução do tempo e às consequências que o ciclone pode trazer à operação dos voos. Novos comunicados deverão ser feitos, e os cidadãos são incentivados a acompanhar as atualizações por meio das redes sociais das companhias aéreas e órgãos reguladores. A previsão é que a normalização ocorra assim que as condições permitirem.

Os passageiros que estiverem com voos programados devem estar cientes de seus direitos e buscar informações atualizadas junto às autoridades e às empresas aéreas. A situação é monitorada constantemente, e qualquer nova decisão será comunicada imediatamente.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Secom - Verão Maior - PI 46880
TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: