Iniciativa visa fortalecer a competitividade no comércio exterior
A Federação das Indústrias do Paraná lança o Pacto X, ferramenta para apoiar empresas no comércio exterior.
Pacto X
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) apresentou esta semana o Pacto X (Painel Analítico de Comércio, Tarifas e Oportunidades Externas), uma nova ferramenta para apoiar empresas paranaenses na tomada de decisões estratégicas no comércio internacional. O Pacto X foi tema do episódio deste sábado (27) do podcast Momento Indústria do Sistema Fiep, que vai ao ar na Jovem Pan News.
Desenvolvido pelo Observatório Sistema Fiep, o Pacto X oferece uma visão clara sobre a dependência comercial (IDC) e a relevância comercial (IRC) em relação a mercados estratégicos. Esses indicadores permitem avaliar tanto o peso dos Estados Unidos como compradores da produção paranaense quanto a importância do Paraná como fornecedor para aquele mercado.
Impactos da tarifa americana
A edição 2025 da plataforma foca nos impactos da chamada “tarifa americana”, conjunto de políticas tarifárias recentes dos EUA. A análise busca mensurar de que forma essas medidas afetam fluxos comerciais, cadeias globais de valor e, especialmente, a indústria paranaense — identificando riscos, vulnerabilidades e novas oportunidades de atuação. De acordo com o levantamento, a indústria da madeira é um dos setores com forte participação de produtos como compensados, madeira serrada e obras de carpintaria nas exportações para os Estados Unidos.
Visão estratégica para empresários
Esse mapeamento ajuda empresários a se anteciparem a mudanças no mercado e ajustarem suas estratégias de internacionalização. “O Pacto X funciona como um verdadeiro radar de inteligência comercial”, garante a coordenadora do Centro Internacional de Negócios, Caroline Pinheiro do Nascimento. Com a plataforma, o Paraná reforça seu compromisso com a competitividade e a inovação, oferecendo às indústrias condições de enfrentar desafios globais com maior segurança e planejamento.
Acesso e suporte
Empresas interessadas podem acessar a ferramenta por meio da Gerência de Relações Internacionais da Fiep, que disponibiliza acompanhamento técnico para aplicação prática dos dados em estratégias de expansão internacional.