Investigação foi instaurada pela Cúria Diocesana após denúncias do Ministério Público do Paraná
Padre Binu Joseph Chollackal foi suspenso após denúncias de abuso durante oração em Paranaguá.
A Cúria Diocesana de Paranaguá comunicou, por meio de nota nesta terça-feira (21), que instaurará um procedimento para investigar o Padre Binu Joseph Chollackal. Ele é acusado pelo Ministério Público do Paraná de ter abusado de uma jovem durante uma oração, dentro da igreja localizada na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, no litoral do estado. A Diocese informou que o sacerdote foi suspenso de suas funções de forma cautelar.
De acordo com informações do portal Banda B, a suspensão tem caráter preventivo, visando “proteger o bem comum e garantir a justa instrução do processo”. Paralelamente, foram iniciadas investigações internas, seguindo o Motu Proprio Vos estis lux mundi (Papa Francisco, 2019; atualizado em 2023), que exige apuração rigorosa de denúncias de abuso por membros do clero e a proteção das pessoas envolvidas.
“A Igreja busca sempre a correção do culpado, a reparação do escândalo e a restauração da justiça. Reafirma-se, assim, o compromisso com a proteção de menores e pessoas vulneráveis, como recorda o Papa Francisco em sua Carta ao Povo de Deus (20 de agosto de 2018)”, finaliza a nota.
Pessoas que eventualmente tenham sido vítimas de situações semelhantes ocorridas na paróquia podem procurar o Ministério Público do Paraná, que garante o sigilo e o acolhimento necessário para sua proteção. O contato pode ser feito com a 3ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, no endereço Avenida Gabriel de Lara, 771, Fórum, Centro, pelo telefone (41) 3422-8620 ou pelo e-mail [email protected].