Pagamento com cartão ganha espaço no metrô de são paulo

Transtorno na CPTM

Linhas 1-Azul e 3-Vermelha liberam uso direto de cartões físicos nas catracas a partir de 1º de dezembro

São Paulo passa a aceitar pagamento com cartão físico nas catracas das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do metrô a partir de 1º de dezembro.

Metrô de São Paulo inicia pagamento direto com cartões físicos nas catracas das linhas 1 e 3

A partir de 1º de dezembro, os passageiros do metrô de São Paulo poderão utilizar o pagamento com cartão no metrô de São Paulo nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, facilitando o embarque ao eliminar a necessidade de comprar bilhetes físicos. Esta inovação foi implementada em estações de grande fluxo, como Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda, que receberam catracas adaptadas para leitura de cartões de crédito e débito com tecnologia de aproximação.

Projeto piloto de seis meses foca em cartões físicos e limita uso de carteiras digitais

O sistema funciona exclusivamente com cartões físicos nesta primeira etapa do projeto piloto, com duração prevista de seis meses. Ainda não há suporte para carteiras digitais em celulares ou smartwatches, o que limita o acesso para passageiros que contam apenas com dispositivos móveis. A iniciativa visa agilizar o acesso às linhas mais utilizadas, reduzindo filas e otimizando o fluxo nas estações centrais.

Regras específicas para pagamento: sem integração tarifária e possibilidade de passar duas vezes o cartão

Ao utilizar o pagamento com cartão no metrô de São Paulo direto na catraca, o valor cobrado corresponde à passagem integral, sem aplicar descontos da integração tarifária entre ônibus e metrô. Portanto, passageiros que fazem conexão devem continuar usando o Bilhete Único ou o cartão TOP para aproveitar a tarifa integrada. Inicialmente, o sistema permite passar o mesmo cartão duas vezes seguidas com intervalo de até um minuto; a previsão é ampliar esse intervalo para 30 minutos no futuro.

Expansão prevista para outras linhas do metrô ainda em dezembro

A expectativa da gestão do metrô é ampliar o uso da tecnologia em dezembro para as linhas 2-Verde e 5-Lilás. Além delas, algumas estações da linha 4-Amarela, operada pela iniciativa privada, já oferecem o pagamento com cartão de aproximação, aumentando as opções de acesso para os usuários do sistema metroviário de São Paulo.

Impacto esperado e limitações para usuários que dependem de integração

A introdução do pagamento com cartão no metrô de São Paulo busca modernizar e desburocratizar o acesso ao transporte público, principalmente nas linhas 1 e 3, que possuem maior demanda. Apesar dos avanços tecnológicos, a ausência de integração tarifária neste modelo representa uma limitação para passageiros que necessitam de múltiplos modais. O sistema continuará a coexistir com os métodos tradicionais para garantir que todos os perfis de usuários sejam atendidos durante o processo de adaptação.

Este conteúdo apresenta as principais informações sobre o novo sistema de pagamento direto com cartões físicos nas catracas do metrô paulista, destacando suas regras atuais, pontos positivos e planos de expansão, contribuindo para o entendimento dos passageiros e interessados em mobilidade urbana.

Fonte: jovempan.com.br

Fonte: Transtorno na CPTM

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