O panetone, um clássico das festas de fim de ano, solidificou sua posição no mercado internacional. Em 2024, as exportações brasileiras alcançaram 5,2 mil toneladas, gerando uma receita total de US$ 21,2 milhões, o equivalente a aproximadamente R$ 121,9 milhões.
O setor de panificação tem se destacado, impulsionado pelas exportações de panetones, especialmente entre as empresas associadas. O panetone ocupa o quarto lugar em importância na pauta de exportações, logo após os biscoitos. As exportações das empresas associadas representam 95% do total de panetones exportados pelo Brasil.
O valor de mercado do panetone é significativo, considerando os investimentos na composição dos produtos e nas embalagens. Em 2024, o preço médio de exportação foi de USD 4 por kg (cerca de R$ 21,70 por kg), o maior valor agregado do setor em termos de preços de embarque.
Embora o panetone tradicional de frutas seja um ponto de partida, as versões recheadas e com gotas de chocolate têm diferenciado as marcas brasileiras no exterior. As exportações de panetone seguem um padrão sazonal, com embarques iniciando em julho, intensificando-se em agosto e setembro, e encerrando-se em janeiro.
Os Estados Unidos se destacam como o principal mercado consumidor de panetones brasileiros, respondendo por 3,2 mil toneladas e um faturamento de US$ 12,1 milhões (cerca de R$ 70 milhões) em 2024. As exportações para os Estados Unidos tiveram um crescimento de 130% até agosto deste ano, com 1,8 mil toneladas embarcadas e um faturamento de 6,7 milhões de dólares.
Além dos Estados Unidos, outros mercados como Japão, México, Venezuela, Peru, Canadá, República Dominicana e Chile apresentaram um crescimento expressivo, superior a cinco vezes. Esse desempenho reflete um planejamento estratégico das empresas para desenvolver o portfólio de panetones no mercado externo.