Paraguai como oportunidade para internacionalização de empresas paranaenses

Sebrae aponta vantagens da proximidade entre Brasil e Paraguai

Sebrae destaca o Paraguai como rota estratégica para empresários paranaenses. Proximidade facilita a internacionalização.

Durante a Expo Paraguay Brasil 2025, o diretor do Sebrae Paraná, César Rissete, apontou que o país vizinho pode ser o melhor caminho para a internacionalização dos negócios de empresários paranaenses. “A gente percebe que há um interesse maior nesse ano, há um movimento maior do Paraná se aproximando do Paraguai e essa proximidade facilita muito, seja a questão de logística, de comunicação, tudo isso ajuda o empresário no processo de internacionalização”, disse em entrevista exclusiva ao Grupo Ric.

Vantagens da proximidade com o Paraguai

Rissete explicou que os mercados mais distantes apresentam maiores dificuldades para o empreendedor. “Internacionalizar, começando pelos países vizinhos, como no Paraguai, ajuda o empresário a conseguir adaptar o seu produto, melhorar e ter mais rentabilidade. Então, é mais negócio para o Estado do Paraná, nessa proximidade com o nosso vizinho do Paraguai”, justificou. O Mercosul é um dos pontos de facilitação nessa balança e, com a ajuda das legislações, em especial as questões fiscais paraguaias, são atrativos extras nessa conta.

Exemplos de sucesso

“E a gente vê muita empresa que está aqui e industrializa parte do seu processo do Paraná. Um grande exemplo são as cooperativas. Muito do que é produzido de grãos e produtos do agro no Paraguai são enviados para o Brasil, onde há o processo da industrialização, da agregação de valor”, disse Rissete.

Oportunidades na Expo Paraguay Brasil 2025

A edição de 2025 da Expo Paraguay Brasil, que conta com apoio do Grupo Ric, deve bater recorde, atingindo mais de US$ 300 milhões em negociações. A feira, que é a 16ª edição, reúne autoridades dos dois países e representantes empresariais de mais de 10 nações, como Bolívia, Colômbia, Argentina, Uruguai, Peru, Brasil e países europeus. Segundo estimativas dos organizadores, o evento promete ser uma plataforma fundamental para a integração econômica da tríplice fronteira.

Perspectivas futuras

A relação com o Paraguai, em especial como rota para envio de cargas à Ásia, “ajuda muito o Paraná nesse movimento de se tornar e ser a referência como o maior supermercado do mundo”, concluiu o diretor do Sebrae. A tendência é que as relações entre os países se intensifiquem ainda mais até o final do ano, trazendo novas oportunidades de negócios e crescimento para as empresas paranaenses.

PUBLICIDADE

Relacionadas: