Estado conquista vice-campeonato geral em 2025
O Paraná foi vice-campeão geral dos Jogos Escolares Brasileiros 2025, com 115 medalhas, sendo 39 de ouro.
O Paraná conquistou uma posição de destaque nacional nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, ocorridos em Uberlândia (MG), onde foi vice-campeão geral, somando 115 medalhas, sendo 39 de ouro, 40 de prata e 36 de bronze. Este evento, que reuniu mais de 10 mil participantes de todo o País, é considerado a principal competição do desporto escolar brasileiro, voltada para estudantes-atletas da categoria Sub-14. Os resultados foram oficializados nesta terça-feira (28).
Participação e preparação do Paraná
A delegação paranaense contou com 264 integrantes, dos quais 212 eram atletas que se classificaram por meio das etapas municipais, regionais e estaduais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Os JEBs são organizados em três séries: ouro, prata e bronze, sendo definidas conforme o desempenho na competição do ano anterior, o que proporciona uma competição mais equilibrada.
Protagonismo no desporto escolar
Cristiano Barros D’El Rei, diretor de Esportes da Secretaria de Estado do Esporte, destacou que o desempenho do Paraná reafirma seu protagonismo no desenvolvimento esportivo escolar. Ele ressaltou o planejamento realizado pelo governo estadual, em parceria com a Secretaria da Educação, além do apoio de municípios e instituições de ensino. O caminho até o JEBs incluiu um robusto calendário de 32 fases regionais dos JEPs, que tiveram início em maio, seguidas por etapas macrorregionais em junho e finais estaduais em Foz do Iguaçu e Toledo, entre julho e agosto.
Investimentos e resultados
O resultado obtido em Uberlândia corrobora o trabalho integrado realizado em todo o Paraná. O estado foi o segundo em número total de medalhas e também de medalhas de ouro, refletindo os investimentos do governo em conjunto com os municípios e escolas. Neste ano, mais de R$ 25 milhões foram direcionados ao desporto escolar, beneficiando mais de 120 mil estudantes-atletas. O modelo de gestão, que integra esporte e educação, com a colaboração das prefeituras e Núcleos Regionais de Educação, assegura estrutura e desenvolvimento técnico para os atletas em todo o estado.