Paraná destaca a Mata Atlântica na COP30

Daiana Verdério

Reunião preparatória em Brasília reúne autoridades e compromissos climáticos

O Paraná participou, nesta sexta-feira (31), de uma reunião preparatória para a COP30, em Brasília, com representantes de todos os estados e do governo federal.

O Paraná participou, nesta sexta-feira (31), de reunião preparatória para a COP30, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. O encontro reuniu representantes do governo federal e de todos os estados brasileiros para a entrega oficial dos compromissos dos biomas à Presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e para o lançamento nacional dos Mutirões do Código Florestal (CAR).

Representação do Paraná na COP30

O Paraná foi representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. A reunião contou com a presença do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, e da diretora executiva Ana Toni, além de secretários estaduais e representantes dos consórcios de governadores. Durante o evento, Greca entregou um documento elaborado na Conferência da Mata Atlântica, com sugestões para reforçar as ações climáticas do Brasil.

Compromissos regionais com a sustentabilidade

Os governadores dos estados do Sul e Sudeste, membros do Consórcio Brasil Verde (CBV), também divulgaram um documento conjunto, reafirmando um compromisso com uma agenda climática integrada. A conferência ocorreu em agosto, em Curitiba, onde os governadores se reuniram para a 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Greca destacou o protagonismo do bioma e do Estado, afirmando que “o Paraná é o estado mais sustentável do Brasil”.

Lançamento dos Mutirões do Código Florestal

O evento em Brasília ainda marcou o lançamento nacional dos Mutirões do Código Florestal, que visam implementar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os Programas de Regularização Ambiental (PRAs). O Paraná, com 539 mil cadastros ambientais rurais ativos, já analisou 330 mil registros desde fevereiro, homologando 244 mil, tornando-se o estado com maior número de cadastros homologados do País. Os mutirões nacionais serão coordenados por várias instituições, consolidando um esforço nacional por um planejamento territorial sustentável.
No dia 4 de novembro, haverá uma ação simultânea em diversos estados com atividades voltadas à inscrição e regularização de cadastros.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: