Resultados positivos na prestação de contas da saúde
O Paraná já investiu mais de R$ 1 bilhão em cirurgias eletivas, com um aumento de 11% nos procedimentos realizados.
Nesta terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou a prestação de contas do 2º quadrimestre de 2025 em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O destaque foi o programa Opera Paraná, que já investiu mais de R$ 1 bilhão, aumentando em 11% o número de cirurgias eletivas, conforme afirmou o secretário Beto Preto.
Panorama do programa Opera Paraná
O Opera Paraná, desenvolvido pela Sesa, tem como objetivo reduzir o tempo de espera para cirurgias eletivas e implementou a tabela Paraná, que oferece um valor adicional aos procedimentos em comparação à tabela SUS. No último ano e meio, mais de 1 milhão de procedimentos foram realizados, com 686 mil em 2024 e 370 mil no primeiro semestre de 2025.
Resultados do Plano Estadual de Saúde
Além das cirurgias, outros resultados positivos foram apresentados. A cobertura da Atenção Primária da Saúde alcançou 95,05%, superando a meta de 92,5%. O número de municípios com pontos de telessaúde também aumentou para 153. A proporção de gestações em adolescentes caiu para 8,8%, abaixo da meta de 9%, e 89% das gestantes realizaram ao menos sete consultas de pré-natal.
Comentários e expectativas dos deputados
A deputada Márcia Huçulak parabenizou os resultados, enquanto o deputado Tercílio Turini destacou a importância da prestação de contas, que é uma exigência da Lei Complementar federal nº 141/2012. Segundo ele, o Paraná está avançando em diversas áreas, especialmente na saúde, com a redução das filas para cirurgias eletivas.
Conclusão
A audiência contou com a presença de outros deputados e representantes da Sesa, que discutiram os avanços e desafios na gestão de saúde do Estado, reafirmando o compromisso com a melhoria dos serviços para a população.