Paraná lidera a emissão da Carteira Nacional do Artesão em agosto

Estado se destaca com 360 emissões, refletindo o fortalecimento do setor artesanal

Em agosto, o Paraná emitiu 360 carteiras, liderando o Brasil no setor artesanal.

O Paraná se destacou em agosto ao liderar a emissão da Carteira Nacional do Artesão, com 360 documentos emitidos, segundo dados do Programa do Artesanato Brasileiro. Este desempenho colocou o estado à frente de concorrentes como o Rio Grande do Sul, que registrou 349 emissões, e o Ceará, com 176. No total, 2.467 carteiras foram confeccionadas em todo o Brasil no mesmo mês.

Resultados significativos em um ano

O crescimento das emissões no estado não se limita ao mês de agosto. Ao longo deste ano, o Paraná já contabiliza 738 carteiras emitidas, o que representa um aumento de 61,8% em relação ao total de 2024, quando foram registradas 456 emissões. A diferença se torna ainda mais evidente quando analisamos o salto entre os meses de julho e agosto: de 70 para 360 emissões, um crescimento impressionante de 414,2%. A média mensal de 2025, até agora, é de 92 emissões, comparada a apenas 38 no ano anterior.

O que representa a Carteira Nacional do Artesão

A Carteira Nacional do Artesão, conforme afirma Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, é um documento crucial que reconhece oficialmente a atividade artesanal e proporciona uma série de benefícios. Esses incluem acesso a políticas públicas de incentivo, participação em feiras tanto nacionais quanto internacionais, emissão de notas fiscais e inclusão em programas de capacitação.

“Esse crescimento demonstra o fortalecimento do artesanato no Estado e reflete nosso esforço para que os artesãos tenham reconhecimento, formalização e melhores oportunidades de inserção no mercado”, comentou Leandre.

Ações que impulsionam o setor

Pollyanna Medeiros, coordenadora estadual de Fomento ao Artesanato, destacou que o aumento nas emissões é fruto de ações como os mutirões realizados recentemente em Curitiba e na Região Metropolitana. “Esses eventos são uma grande oportunidade para que os profissionais se habilitem com a carteira, garantindo reconhecimento e novas possibilidades para o seu trabalho”, afirmou.

A valorização do artesanato no Paraná não é apenas um ganho para os artesãos, mas um avanço significativo para todo o setor. A ampliação do número de artesãos com carteira assegura direitos, promove a valorização cultural e estimula o desenvolvimento econômico regional.

Presença no Festival de Artesanatos

Atualmente, a Coordenação de Fomento ao Artesanato está presente no 13º Quilt & Craft Show, onde um estande dedicado à emissão da Carteira Nacional do Artesão oferece oportunidades adicionais para que os artesãos regularizem sua documentação. O festival ocorre até este sábado (60), no Centro de Eventos Positivo, localizado no Parque Barigui.

Facilidades para emissão

Além de eventos pontuais, a emissão da Carteira Nacional do Artesão é disponibilizada toda última quinta-feira do mês no Liceu de Ofícios Criativos, em Curitiba. Os profissionais devem levar um documento de identificação com foto e uma amostra de seu trabalho. Durante essas edições, mais de 100 artesãos são atendidos diariamente, recebendo orientações sobre seus direitos e as diversas oportunidades disponíveis no mercado.

A Carteira Nacional do Artesão também pode ser emitida online, facilitando ainda mais o acesso a esse importante documento para os profissionais do setor.

PUBLICIDADE

Relacionadas: