Representantes buscam soluções para cidades mais inteligentes e sustentáveis
Nesta semana, gestores públicos e empresários do Paraná participam do Smart City Expo World Congress 2025 em Barcelona, buscando inovações para cidades inteligentes.
Nesta semana, gestores públicos e empresários do Paraná estão participando do Smart City Expo World Congress 2025, realizado em Barcelona, na Espanha. O evento é considerado o maior do mundo em cidades inteligentes e inovação urbana e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e conhecer ecossistemas de inovação urbana da Europa.
Representação paranaense na comitiva
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, está à frente da comitiva oficial, que reúne 69 representantes do Distrito Federal e de 28 cidades de oito estados: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Rondônia. Os participantes têm participado de palestras, reuniões e visitas técnicas, visando aprofundar o conhecimento sobre estratégias e tecnologias de cidades inteligentes.
Expectativas e objetivos da missão
“Esta missão permitirá aprofundar o conhecimento sobre as mais recentes estratégias e tecnologias de cidades inteligentes aplicadas internacionalmente. Nossa grande expectativa é trazer ideias e soluções que possam garantir um futuro mais inteligente e conectado para o Paraná”, afirmou o secretário Aldo Bona. No domingo, a comitiva se reuniu para a apresentação da programação oficial e alinhamento das atividades da missão.
Painéis e discussões sobre transformação digital
Na segunda-feira (3), os participantes foram recebidos por Josep Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona e da Triple Helix Association. O grupo acompanhou um painel sobre transformação digital, que focou em estratégias para tornar as cidades mais conectadas, inclusivas e sustentáveis.
O evento e seu impacto
O Smart City Expo World Congress é reconhecido como o principal ponto de encontro global para líderes, empresas e organizações dedicadas à construção de cidades inovadoras e inclusivas. Em 2025, o evento reúne milhares de participantes de diferentes países, abordando temas centrais como energia, mobilidade, governança e economia, infraestrutura e economia azul, que são fundamentais para enfrentar os desafios das cidades contemporâneas.