Paraná recebe 424 ampolas de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo do Estado adquire etanol farmacêutico para tratamento de intoxicações

O Paraná recebeu 424 ampolas de antídoto contra intoxicação por metanol nesta sexta-feira (17).

Nesta sexta-feira (17), o Paraná recebeu 424 ampolas de etanol farmacêutico, adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O antídoto, utilizado para tratar casos de intoxicação por metanol, está armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e será enviado para as quatro Macrorregionais de Saúde e para Curitiba na próxima semana, juntamente com 180 ampolas recebidas do Ministério da Saúde.

Situação atual dos casos de intoxicação

Até agora, quatro pacientes no Paraná já receberam o antídoto. A Sesa já havia descentralizado 84 doses de fomepizol, recebidas do Ministério da Saúde no dia 10. As avalições são individuais, levando em conta critérios clínicos e laboratoriais para determinar a dosagem necessária do antídoto. O secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, destacou a importância da atenção ao consumo de bebidas destiladas, especialmente aquelas fracionadas em doses.

Notificações e investigação

Na atualização do boletim de intoxicação por metanol, a Sesa informou que há 18 notificações no total, com 4 casos confirmados, 12 descartados e 2 em investigação. Um dos casos é de um homem de 59 anos que faleceu em Foz do Iguaçu, aguardando resultado de exame laboratorial, e o outro é um homem de 21 anos internado em Piraquara.

Sintomas de intoxicação por metanol

Os sintomas de intoxicação por metanol podem aparecer entre 6h e 72h após a ingestão e são frequentemente confundidos com ressaca. Os sinais iniciais incluem dor de cabeça, náuseas, sonolência e confusão mental. Sintomas graves podem levar a complicações sérias, como convulsões e coma. A Sesa orienta que qualquer caso suspeito de intoxicação deve ser reportado aos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná.

Medidas de prevenção

A Sesa recomenda comprar bebidas apenas de locais confiáveis, verificar a integridade das embalagens e desconfiar de preços muito baixos. É fundamental estar atento às informações nos rótulos e buscar atendimento médico imediato em casos de suspeita de intoxicação.

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: