Reunião do Consecti em Foz do Iguaçu reúne autoridades e especialistas
O Paraná sediou a reunião do Consecti, reunindo 17 estados para discutir políticas de ciência e tecnologia.
Nesta quinta-feira (9), Foz do Iguaçu, Paraná, se tornou o centro das discussões sobre políticas públicas e estratégias de desenvolvimento científico do Brasil, recebendo a reunião do Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). O evento reúne representantes de 17 estados do País, incluindo 11 secretários estaduais e gestores de instituições nacionais que promovem a pesquisa.
Importância da articulação
A programação, que segue até esta sexta-feira (10), é apoiada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O secretário da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, ressaltou que a consolidação das políticas públicas depende da integração entre os estados e da garantia de recursos para projetos de inovação.
Iniciativas paranaenses
Durante o evento, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou o foco do estado em transformar conhecimento em resultados concretos para a sociedade, mencionando iniciativas como o Anjo Inovador e o programa Talento Tech, que visam o fortalecimento do ecossistema de inovação.
Visita técnica e encerramento
O evento será concluído com uma visita técnica ao Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Toledo, onde os participantes conhecerão a estrutura da instituição, incluindo laboratórios e o processo de produção do queijo Passionata, considerado o melhor da América Latina.