O Paraná inicia a primeira semana de agosto sob a influência de um clima instável, marcado por chuva, vento e uma acentuada queda nas temperaturas. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que essa condição é resultado da passagem de duas frentes frias e da atuação de uma massa de ar polar.
No último fim de semana, diversas cidades já sentiram os efeitos dos fortes ventos. Cascavel registrou rajadas de quase 59 km/h, enquanto Laranjeiras do Sul e outras localidades também reportaram ventos acima de 50 km/h. No domingo, a chegada da frente fria trouxe volumes de chuva mais baixos, mas a intensidade dos ventos persistiu em várias regiões do estado.
De acordo com o Simepar, a região Oeste do Paraná foi a mais afetada pelas chuvas nas primeiras horas desta segunda-feira. Ouro Verde do Oeste, Toledo e Santa Helena lideraram o ranking de maiores acumulados. O meteorologista Samuel Braun explica que o sistema frontal deve avançar, levando chuva também para as regiões Leste e Norte ao longo do dia.
Embora as temperaturas mínimas ainda se mantenham acima dos 10°C, a previsão é de um declínio acentuado a partir da noite de terça-feira, impulsionado pela massa de ar polar. “Na quarta-feira, pela manhã, nós teremos valores abaixo dos 10°C no Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba”, adverte Braun. Apesar do frio intenso, a nebulosidade deve impedir a formação de geada.
Uma nova frente fria já se aproxima do Sul do Brasil na quinta-feira, trazendo consigo a possibilidade de mais chuva e até mesmo tempestades em algumas regiões. O Simepar alerta para o risco de acumulados significativos e ventos fortes, especialmente no Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado. Os dados detalhados da previsão do tempo estão disponíveis no site www.simepar.br.