Balanço parcial mostra a importância da imunização
Durante a Campanha de Multivacinação 2025, Paraná aplicou 495.290 doses de vacinas entre 6 e 31 de outubro.
Durante a Campanha de Multivacinação 2025, que ocorreu entre 6 e 31 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná aplicou um total de 495.290 doses de vacinas. A iniciativa visou aumentar a cobertura vacinal, conforme orientações do Ministério da Saúde.
Importância da imunização
O secretário da Saúde, Beto Preto, enfatizou a relevância da vacinação para evitar o retorno de doenças já controladas, como sarampo e poliomielite. Ele ressaltou que as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde durante todo o ano, reforçando a necessidade de a população confiar na imunização.
Dados por região
A região mais populosa do estado, Curitiba e Região Metropolitana, foi a que mais aplicou vacinas, totalizando 131 mil doses. Outros municípios destacados incluem Maringá (34.735 doses), Cascavel (27.413) e Foz do Iguaçu (28.439). Os dados finais devem ser inseridos no sistema pelas cidades nos próximos 90 dias.
Dia D de vacinação
O Dia D da vacinação aconteceu em 18 de outubro, com a participação de 10 mil profissionais distribuídos em 1.370 salas. A ação teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinas e fortalecer a proteção contra diversas doenças. A intensificação da vacinação é crucial, especialmente com a sazonalidade da primavera-verão, que aumenta o risco de febre amarela e sarampo devido a casos ativos em países vizinhos.
Fonte: www.parana.pr.gov.br
Fonte: AEN