Passageiros judeus que requisitaram refeições kosher durante um voo da Iberia de Buenos Aires para Madri foram surpreendidos com mensagens de apoio à causa palestina escritas nas bandejas de comida. O incidente ocorreu no voo IB0102, que decolou na segunda-feira e aterrissou na capital espanhola nesta terça-feira.
Uma das mensagens, escrita com marcador preto sobre uma etiqueta, dizia “Palestina Livre”. Outros passageiros relataram ter recebido bandejas com as iniciais “FP”.
A companhia aérea Iberia emitiu um comunicado afirmando estar ciente do incidente e que iniciou uma investigação interna e junto a seus fornecedores de catering para apurar o ocorrido. A empresa garantiu que a tripulação documentou o caso e se prontificou a atender os passageiros afetados. O comandante do voo pediu desculpas em nome da companhia.
A Iberia classificou o comportamento como inaceitável e contrário aos seus valores de respeito e inclusão, prometendo tomar as medidas cabíveis após a conclusão da investigação.
Este incidente ocorre após um outro caso envolvendo passageiros judeus e uma companhia aérea do mesmo grupo, a Vueling. Em 23 de julho, um grupo de adolescentes judeus franceses foi retirado de um voo de Valência para Paris sob alegação de “motivos de segurança” devido a uma suposta “conduta inapropriada”. A associação organizadora do acampamento dos adolescentes negou a versão da companhia aérea e anunciou uma denúncia por discriminação religiosa.