Pavimentação em concreto avança na Avenida Conde Matarazzo em Antonina

Claudio Neves/Portos do Paraná

Obras visam revitalizar importantes vias da cidade com investimento de R$ 18,4 milhões

A Avenida Conde Matarazzo em Antonina começa a receber pavimentação em concreto, parte de um projeto de revitalização de R$ 18,4 milhões.

Pavimentação em concreto na Avenida Conde Matarazzo

A pavimentação em concreto na Avenida Conde Matarazzo, uma das principais vias de Antonina, começou nesta semana como parte de um projeto da Portos do Paraná. Os trabalhos, que iniciaram em julho, incluem a melhoria do sistema de drenagem, crucial para a infraestrutura local.

Para garantir a segurança dos motoristas, o trânsito na Avenida Conde Matarazzo opera em sistema “siga-e-pare” desde o dia 5 de novembro, com orientações através de sinaleiros manuais e eletrônicos. Essa medida visa minimizar os impactos do trânsito durante as obras, que também se estendem à Rua Engenheiro Luiz Augusto Leão da Fonseca.

Investimento e melhorias na infraestrutura

Prevista para ser concluída em junho de 2026, a obra conta com um investimento total de R$ 18,4 milhões. Esse valor é destinado à revitalização de 4,6 quilômetros das principais vias de Antonina. Além da nova pavimentação, o projeto inclui a instalação de calçadas para pedestres, ciclovias, pontos de ônibus, sinalização viária e melhorias no sistema de drenagem. Segundo Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, o concreto foi escolhido por sua capacidade de suportar o intenso tráfego de caminhões que se dirigem ao Porto de Antonina.

Técnica de pavimentação e sua eficácia

A técnica de pavimentação utilizada, chamada de whitetopping, é uma inovação para a Portos do Paraná. Essa abordagem consiste na reabilitação de pavimentos asfálticos, aplicando uma nova camada de concreto sobre o asfalto existente. Kengo ressalta que esse material oferece maior durabilidade, segurança e demanda menor custo de manutenção em comparação ao asfalto convencional.

A Prefeitura de Antonina, responsável pela elaboração do projeto, acompanhou as sondagens do solo necessárias para garantir a qualidade da pavimentação. A avaliação geotécnica, realizada no início deste ano, teve como objetivo assegurar a escolha dos materiais e técnicas mais adequados para a execução da obra.

Crescimento do Porto de Antonina

Além das obras na Avenida Conde Matarazzo, o Porto de Antonina registrou um crescimento significativo em sua movimentação de cargas. Em 2024, o terminal movimentou 1,9 milhão de toneladas, um aumento de 47% em relação ao ano anterior, quando foram movimentadas 1,3 milhão de toneladas. O Porto de Antonina é um dos terminais administrados pela Portos do Paraná, que se destaca como a segunda maior movimentação portuária do Brasil e é reconhecida por sua excelência na gestão portuária pelo Governo Federal.

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